Edgard Hermelino Leite Junior responde sobre sua experiência na Harvard University

 
A redação do Site ELAA fez uma entrevista com o sócio Edgard Hermelino Leite Junior que durante o mês de julho estudou na Harvard Kennedy School Executive Education, no curso Infrastructure in a Market Economy: Public – Private Partnerships in a Changing World. A experiência na Harvard University faz parte do ciclo de atualização e aperfeiçoamento profissional implantado no escritório desde 2014.
SITE ELAA: Qual sua motivação para fazer um curso de aperfeiçoamento em infraestruturas e por que Harvard?
EDGARD LEITE: Acredito que é muito importante para todos nós, operadores do Direito, o constante aperfeiçoamento profissional. Nos últimos 30 anos, dos 50 que o escritório completa esse ano, nos dedicamos às questões de infraestruturas ajudando os nossos clientes a criarem modelos de participação no desenvolvimento do Brasil junto ao setor público.  Harvard é uma referência de excelência mundial como um todo e, em especial, para nosso interesse em infraestrutura, portanto foi natural que procurássemos essa qualificação em Harvard.
SITE ELAA: Como foi a seleção dos participantes?
EDGARD LEITE: Há uma percepção generalizada que os cursos oferecidos por essas grandes instituições de ensino são acessíveis mediante a matricula, o que não é verdade. Harvard tem uma preocupação muito grande com a trajetória profissional dos participantes dos seus cursos e isso não foi diferente no Infrastructure in a Market Economy. Todos os participantes seguiram um rigoroso processo de seleção que homogeneizou a turma e proporcionou um aproveitamento melhor.
Harvard_Foto_8
SITE ELAA: Quantas pessoas participaram?
EDGARD LEITE: Fomos 55 participantes, dos cinco continentes. Uma diversidade interessantíssima que ofereceu a todos a dimensão e o estágio dos problemas de infraestrutura em diferentes realidades.  Esse é um dos grandes méritos desse tipo de imersão que, sem dúvida, pela intensidade é bastante cansativa, proporcionar um conhecimento holístico que permite, inclusive, o conhecimento de modelos alternativos aplicados em outros países para a solução de problemas locais.
SITE ELAA: E sobre a estrutura de Harvard?
EDGARD LEITE: Sem comentários. É uma outra realidade. Um outro mundo. Uma dimensão de academia encantadora que incentiva todos, independente da idade ou da experiência, mergulhar em um universo de saberes múltiplos.  Estávamos na John F. Kennedy School of Government, que é a escola de Governo de Harvard, mas com acesso ao campus que possuí a segunda maior biblioteca dos Estados Unidos com uma diversidade de títulos que assombra. Inclusive publicações sobre o Brasil. Todos os detalhes necessários para tornar o curso altamente proveitoso foram colocados a nossa disposição por Harvard.
SITE ELAA: Durante sua estada pudemos acompanhar também seus comentários sobre a qualidade dos professores.
EDGARD LEITE: Esse é um capitulo a parte.  Desde a recepção percebemos que estávamos diante de profissionais com uma disposição e uma generosidade enormes para nos oferecer as melhores informações e nos proporcionar uma experiência única, sem precedentes para todos que estavam lá. Foi um privilégio ouvi-los e trocar ideias com professores altamente especializados e dedicados ao tema. O conhecimento demonstrado sobre aspectos locais da infraestrutura surpreendeu a todos.
SITE ELAA: Inclusive sobre o Brasil?
EDGARD LEITE: Sim, inclusive sobre o Brasil. Tivemos a oportunidade de estudar 33 casos reais das mais diferentes partes do mundo. Sobre o Brasil nos debruçamos, mais detalhadamente, sobre a questão dos aeroportos, do Galeão em específico e confesso, que tomei conhecimento de aspectos que, mesmo com a nossa experiência profissional, desconhecia.  É claro que não faltou comentários sobre a situação política e econômica do Brasil nos últimos anos o que nos ofertou um senso de realidade muito valoroso para profissionais como nós, operadores do direito.
SITE ELAA: Havia outros profissionais além de advogados?
EDGARD LEITE: Um curso com essas características atraí muitos gestores públicos preocupados em aprimorar seus conhecimentos, portanto a sala era um cenário propício às múltiplas visões sobre a mesma situação.
SITE ELAA: Também ficamos sabendo sobre algumas simulações de situações reais, como isso funciona?
EDGARD LEITE: Parece ser uma prática de Harvard promover simulações de determinadas situações reais. No nosso caso fomos estimulados promover um processo licitatório de transporte público. A classe foi dividida em grupos e cada um desses defendia seu modelo de negócio para um terceiro grupo que representava a agência reguladora. Não faltou também os ânimos e discussões mais acalorados, ou seja, em uma aula, imbuídos do espirito de bem representar nossos papéis enfrentamos uma situação real e percebemos as nuances do assunto de forma criativa e altamente proveitosa.
SITE ELAA: Durante um bom tempo vamos falar sobre essa sua experiência, mas, de imediato, como toda essa gama de conhecimentos e saberes podem colaborar com os clientes do Edgard Leite Advogados Associados?
EDGARD LEITE: Experiências como essa que vivemos servem, antes de tudo, para oxigenar nossos pensamentos sobre tudo. Mais do que o Direito ou a Infraestrutura, Harvard apresenta um modelo de conhecimento que podemos tentar reproduzir entre os colegas mais jovens e os nossos estagiários. Portanto a primeira lição que fica é a importância da qualificação profissional como único aspecto capaz de realmente fazer a diferença em um mundo tão comoditizado. Outro importante elemento é o convencimento da importância de promover de forma contínua nosso aprimoramento profissional por meio da troca de experiências que esses cursos oferecem. Mal cheguei no Brasil e já me pego pesquisando qual será o próximo investimento em conhecimento. Para os clientes, mais especificamente, é importante considerar que o volume de casos reais foi tão intenso que, dificilmente, vamos nos deparar com uma situação que não tenha, em alguma medida, sido vivida pelos 33 casos estudados. Portanto aumentamos nosso arsenal de encaminhamentos de soluções e isso, quando bem aplicado se transforma em um ativo de grande valor.
SITE ELAA: Mesmo com a intensidade e com o cansaço, valeu a pena?
EDGARD LEITE: Muito. Tenho sido um verdadeiro embaixador de Harvard desde que retornei. Promovo a importância da qualificação profissional, mas também a oferta de qualidade de ensino e de estrutura que a escola oferece.  É muito importante que nós brasileiros tenhamos a real dimensão da boa formação como diferencial relevante para os nossos clientes e para as nossas pretensões como profissionais e pessoas.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *