Magabeira Unger expõe suas ideias sobre o Brasil

Os escritórios Edgard Leite Advogados Associados e Dal Pozzo Advogados promoveram no dia 23 de agosto um encontro entre seus clientes e o professor de Harvard e ex-Ministro de Estado, Roberto Mangabeira Unger, sob o tema O Conserto do Brasil.
“Estou aqui para fazer provocações sobre o Brasil”, falou Magabeira nas suas considerações iniciais e a promessa foi cumprida nas duas horas em que expôs seus pontos de vista e respondeu as perguntas de uma platéia composta por dirigentes e representantes de diversas empresas brasileiras.
O foco da palestra foi o debate sobre alternativas aos modelos de crescimento adotados pelo Brasil “nas últimas gestões”, observou Mangabeira Unger, evitando a fulanização das críticas. Outro aspecto bastante abordado foi o resgate do “Brasil profundo”, uma expressão cunhada pelo professor para expressar a imensa vitalidade, força criativa e capacidade de trabalho do brasileiro.  Para ele há uma segunda classe média no Brasil que é seguida por uma multidão de “batalhadores” capazes de transformar a realidade nacional.
Como de costume em suas intervenções o assunto educação teve destaque especial, “não podemos admitir promover para jovens brasileiros do século XXI, o modelo de educação francês do século XIX” observou sob o aplauso da platéia.
A questão da infraestrutura também foi tratada por Mangabeira Unger, visto que os dois escritórios promotores do encontro são referência na atuação do Direito Administrativo, “As intervenções para a melhoria da infraestrutura brasileira, necessitam considerar o aspecto humano inerente às grande obras, é o que chamamos de engenharia social. O canteiro de obras dever ser considerado um palco para dar visibilidade às necessidades, características e desejos daquela massa de trabalhadores dispostos a promover uma verdadeira transformação nas estruturas e em suas vidas.”, falou o professor.
Nas boas vindas aos convidados promovida por Edgard Hermelino Leite Junior, o sócio do escritório sintetizou a impressão que todos tiveram ao final do encontro, “O professor Roberto Mangabeira Unger tem uma forma muito pessoal, diferente mesmo, de tratar dos assuntos mais espinhosos que enfrentamos no Brasil dos dias de hoje. Devemos aproveitar esse olhar como um privilégio e aprimorar nossas ideias sobre os caminhos que apontam para o conserto do Brasil”,    falou o advogado.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *