Diversidade e Inclusão

DiversidadeO Comitê de Diversidade e Inclusão da Câmara Americana de Comércio, Amcham Brasil, realizou em São Paulo, no dia 20 de junho sua primeira reunião aberta. Sob a coordenação de Maria Fernanda Teixeira, a plateia assistiu Regina Madalozzo, do Insper, e Adriana da Costa Ferreira, da IBM.
A primeira iniciativa em abordar o assunto foi a publicação no começo do ano da cartilha Diversidade, O que é e o que ela poder fazer pelos seus negócios?, do consultor, especialista no assunto, Reinaldo Bulgarelli que segundo Deborah Vieitas, CEO da entidade “é a primeira contribuição da Amcham para que empresas de qualquer porte tomem conhecimento dos caminhos disponíveis na abordagem da diversidade e descubram práticas que as auxiliem na adoção de ações inclusivas, que resultem em maior harmonia e resultados para seus negócios”.
Em sua intervenção, Regina Madalozzo apresentou índices das empresas brasileiras sobre a diferença salarial entre homens e mulheres e entre homens brancos e homens negros para as mesmas posições. Segundo a Professora a falta de indicadores de diversidade é um dos problemas que dificultam o processo de reconhecimento e o encaminhamento de soluções para o grave problema social.
Adriana da Costa Ferreira, há nove anos à frente do Departamento de Diversidade e Inclusão da IBM, abordou as contradições que impõem um atraso na tomada de medidas capazes de aumentar a inclusão nas empresas brasileiras, “os defensores da meritocracia tem que admitir a existência de um bloqueio sobre a questão de gênero, porque não é possível que as mulheres não façam parte dos Conselhos das empresas, admitir isso é admitir que não há mulheres competentes”.  Nesse particular, Adriana defende a adoção de cotas como um sinalizador da importância da diversidade.
O Comitê volta a se reunir no dia 22 de agosto para continuar fomentando o debate sobre o assunto que promete ser a próxima pauta das empresas no Brasil, “vamos continuar participando dessas iniciativas e apoiando a Amcham na abordagem dos temas sensíveis para as empresas no Brasil” afirmou Edgard Hermelino Leite Junior.
 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *