CDHU abre licitação para construir condomínios para terceira idade

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo – 19.10.2009

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) iniciou o processo para contratar a empresa que vai construir condomínio Vila Dignidade nos municípios de São José do Rio Preto, Caraguatatuba, Itapeva, Ribeirão Preto e São José dos Campos. Implantado pelo Governo do Estado, o programa garante moradia digna e apoio social a idosos de baixa renda. O aviso de licitação foi publicado no sábado, 17, no Diário Oficial.

Em São José do Rio Preto, o condomínio terá 14 casas; em Caraguatatuba serão 20 casas e em Itapeva e Ribeirão Preto outras 18. O Vila Dignidade de São José dos Campos terá 24 imóveis. Projetados a partir de conceitos do Desenho Universal, os imóveis terão sala conjugada à cozinha, um dormitório, banheiro, área de serviço e uma pequena área externa nos fundos que poderá ser utilizada como jardim ou horta. Vários itens de segurança e acessibilidade foram incorporados ao projeto, entre eles barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos para permitir trânsito de cadeiras de rodas, interruptores em quantidade e altura ideais, campainha luminosas, rampas e pisos antiderrapantes, entre outros.

Os recursos de acessibilidade também serão instalados nas áreas comuns para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso. O conjunto contará com projeto paisagístico diferenciado para proporcionar um ambiente agradável e, ainda, com salão para atividades diversas, como festas, reuniões e cursos.

Além de Rio Preto, foram abertas licitações para a construção de condomínios em Caraguatatuba, Itapeva, Ribeirão Preto e São José dos Campos. Está em estudo também a implantação do programa em Cubatão, Itapetininga, Limeira, Mogi Mirim, Santos e Tupã. O primeiro empreendimento está sendo construído em Avaré, com 22 casas.

As demandas serão indicadas pelos conselhos municipais de idosos. Os candidatos a participar do Programa Vila Dignidade devem ter 60 anos ou mais, ser independente para a realização das tarefas diárias, possuir renda mensal de até dois salários mínimos, ser só ou não possuir vínculos familiares sólidos e morar a pelo menos dois anos no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *