Aeroportos do interior de SP consomem R$ 20 mi em obras

Fonte: Jornal DCI – 05/08/2009

SÃO PAULO – Aeroportos do interior de São Paulo irão receber neste ano R$ 20 milhões em investimentos do governo estadual, por meio do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp). O órgão é vinculado à Secretaria de Transportes e administra 30 aeroportos do estado. Em entrevista exclusiva ao DCI, o superintendente do Daesp, Sérgio Camargo, abordou as nove principais obras financiadas este ano.

As intervenções realizadas são essencialmente de recapeamento de pista, sendo que quatro obras estão em fase de licitação: as dos aeroportos de Sorocaba, Bragança Paulista, Assis e Araçatuba. Dentre todas as intervenções, duas já foram concluídas, duas estão em execução e uma deve ser iniciada este mês.

Os aeroportos de Bragança Paulista e Sorocaba estão com licitações em aberto para obras de pavimentação das pistas de rolamento. Os valores dos contratos e os vencedores da licitação das duas intervenções serão divulgados nesta quinta-feira.

O aeroporto de Assis inicia em agosto obras de recapeamento asfáltico dos sistemas de pistas, pátio e acessos, no valor de R$ 1,764 milhão, que têm previsão de conclusão para novembro. O de Araçatuba terá obras de recapeamento no montante de R$ 5,321 milhões e que serão iniciadas em setembro e terminam em março do ano que vem.

No aeroporto de Campinas /Amarais, serão realizadas obras de pavimentação dos acessos internos no valor de R$ 832 mil; elas começam este mês e devem se estender até o final do ano.

O aeroporto de Piracicaba possui obras em execução que foram iniciadas em julho e devem ser finalizadas em dezembro. O recapeamento de pistas será feito no valor de R$ 1,152 milhão. O de Marília também possui obras em andamento, que serão concluídas neste mês no montante de R$ 145 mil.

As obras contratadas para o aeroporto de Tupã, também de recapeamento das pistas, foram encerradas na semana passada e tiveram um investimento total de 1,580 milhão. Esta semana as pistas já estão liberadas para aviação normal.

O aeroporto de Penápolis também já teve suas obras encerradas. O custo das obras, que foram iniciadas em março e finalizadas em abril, foi de R$ 1,333 milhão.

Segundo o superintendente do Daesp, as intervenções não estão diretamente relacionadas com o aumento da demanda dos aeroportos.

"Conforme você tem maior qualidade, isso incentiva empresários ou pessoas que costumam usar esses espaços a utilizá-los cada vez mais", comentou.

Previsões

O superintendente do Daesp afirmou que "os aeroportos de Ribeirão Preto, Rio Preto e Bauru/Arealva são aeroportos que têm importância fundamental no futuro". Segundo ele, estes espaços têm condições de ampliação, mas eventuais obras ainda estão em planejamento. Ele estima que um plano diretor para estas obras saia no ano de 2012.

"Existe também uma possibilidade de transformarmos o de Bauru em aeroporto internacional de carga, porque ele se situa em uma região central do estado que permite a criação de áreas para terminais de carga", disse Sérgio Camargo.

O Daesp administra 30 aeroportos, dos quais apenas seis têm aviação regular – aviação comercial de passageiros. Os demais são de aviação geral, particulares, táxi aéreo e aeroclubes.

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