Licitação definirá novo aeroporto

Fonte: Jornal DCI – 09.06.2009

SÃO PAULO – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse ontem que a União avalia a possibilidade de modelos de concessões de aeroportos à iniciativa privada por meio da lei de licitações nº 8.666/93, e garantiu que essa alternativa nada tem a ver com privatização.

"Não vamos fixar local para a construção desse novo aeroporto em São Paulo porque afetaria os valores dos imóveis na região. Isso só deve ser resolvido com uma licitação", afirmou Jobim, que continuou: "Aeroporto é patrimônio público. Prefiro não usar a palavra privatização, porque dá margem a outras interpretações". De acordo com ele, "orçamento da União tem outras prioridades, já que é levado em conta o fato de que o número de pessoas que utilizam aviões é diminuto".

Jobim comentou, ainda, que o governo federal pretende fazer a concessão de Viracopos (em Campinas), do Galeão (no Rio de Janeiro) e depois a concessão para a construção de um novo aeroporto em São Paulo. As declarações foram dadas durante o almoço-debate promovido na capital paulista pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide). O ministro comentou também uma proposta feita pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, de ampliar o aeroporto de Congonhas no sentido do bairro do Jabaquara. "Esse aumento é inviável. A limitação básica de Congonhas é o seu entorno", comentou o ministro da Defesa.

Segundo ele, o aeroporto na zona sul paulista é, dentre os 31 existentes no País, o que mais recebeu passageiros em 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *