Procon pede informações a empresas sobre atendimento a clientes afetados por blecaute

Fonte: Agência Brasil – 14.12.2009

São Paulo – As empresas de energia elétrica de São Paulo vão ter de prestar esclarecimentos à Fundação Procon sobre o atendimento aos consumidores que foram afetados pelo blecaute ocorrido no dia 10 de novembro. Por meio de nota, o Procon afirmou que o objetivo é fazer com que as pessoas que foram prejudicadas com a falta de energia sejam atendidas de maneira adequada pelas empresas.

Segundo o Procon, uma consulta feita com as empresas constatou que, só nos primeiros seis dias após o apagão, 19 mil usuários registraram queixas sobre produtos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos que foram queimados ou apresentaram problemas após a queda de energia.

Além de prestar esclarecimentos, as empresas também deverão implementar um plano de ação para atendimento aos consumidores que foram afetados pelo blecaute.

Os consumidores que tiveram equipamentos danificados por causa da queda de energia podem registrar suas reclamações nas empresas e concessionárias de energia elétrica no prazo de até 90 dias. A empresa deve então abrir um processo específico de indenização e terá o prazo de dez dias para inspecionar o equipamento que foi danificado e 15 dias para apresentar, por escrito, uma resposta ao pedido. O ressarcimento ao consumidor deve ser feito no prazo de 20 dias.

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