Fonte: Agência Câmara – 05/08/2009
O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio de Oliveira Passos, afirmou que o governo está "claramente determinado" na implementação do Trem de Alta Velocidade entre as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas (SP). Em audiência pública na Câmara, o secretário disse que o objetivo é concluir as obras no menor tempo possível, independentemente da Copa do Mundo de 2014.
Já o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, ressaltou que o prazo de 2014 é uma meta e que o risco de atraso é do empreendedor privado, já que as obras serão feitas em regime de concessão. "Se for viável em 2014, ótimo. Se não for, será selecionada a melhor oferta entre os licitantes", disse.
Figueiredo lembrou que a construção do trem-bala não é uma obra pública e que, por isso, o empreendedor privado definirá o orçamento final. Ele afirmou, no entanto, que o orçamento da obra é construído com base técnica.
O diretor da ANTT informou que o governo pretende publicar o edital para consulta pública sobre o trem-bala até 15 de agosto e começar o processo de licitação em outubro. A previsão é de que o resultado da licitação seja divulgado até o primeiro trimestre de 2010.
As declarações foram feitas em resposta ao presidente da Comissão de Viação e Transportes, deputado Jaime Martins (PR-MG), e aos deputados Carlos Zarattini (PT-SP), Duarte Nogueira (PSDB-SP) e Vanderlei Macris (PSDB-SP).
A audiência pública terminou há pouco. O evento foi promovido pela Comissão de Viação e Transportes, com a participação da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.
Deixe um comentário